Dicas de como manter o guarda-roupa organizado
23 de agosto de 2019

Saiba como a vivência em uma nova cultura pode auxiliar o processo criativo no trabalho

Escapar da rotina e conhecer um novo lugar é o sonho de muitas pessoas! Para quem gosta de viajar, temos uma boa novidade. Além de oferecer novas experiências, viajar pode te tornar uma pessoa mais criativa, em especial se a vivência for em uma nova cultura. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

A explicação está relacionada à neuroplasticidade, que refere-se à capacidade do sistema nervoso se adaptar tanto a nível estrutural como funcional quando exposto a novas experiências. Especialistas investigaram como a criatividade poderia estar ligada a esses caminhos neurais, que são influenciados pelo ambiente onde vivemos e hábitos que temos.

É nesse contexto que os novos ruídos, linguagens, visões e sensações desencadeiam novas sinapses em nosso cérebro, que podem revitalizar a mente. A experiência com uma nova cultura aumenta a flexibilidade cognitiva, com isso a pessoa consegue mergulhar em ideias diferentes com mais facilidade. Ainda de acordo com a pesquisa, não basta apenas estar em um país diferente. É preciso querer sair da zona de conforto e tentar realmente se adaptar aos costumes do lugar.

Além disso, o tempo fora do país possibilita a criação de produtos mais inovadores. Por isso, a solução para progredir no trabalho pode estar relacionada as suas férias. Mas não se esqueça: ao invés de fazer reservas em hotéis luxuosos, experimente um destino mais ousado e imersivo na próxima temporada.

Vale lembrar que no Brasil temos várias regiões com costumes diferentes, uma cultura rica que retrata a origem do brasileiro, com lindas paisagens e particularidades até mesmo no vocabulário com expressões regionais. Pesquise, escolha um lugar diferente da região em que mora e mergulhe numa realidade diferente da que vive.  As vezes aquela mudança que buscamos, está no nosso próprio país, sem precisar necessariamente visitar outro país para trazer mais criatividade e leveza ao trabalho.