Dieta no Inverno: Confira alguns cuidados para não prejudicar sua saúde
8 de julho de 2019
Iluminador Facial: Saiba mais sobre cada textura do produto
12 de agosto de 2019

Tudo que você precisa saber sobre o Shampoo a Seco

O modo convencional de lavar os cabelos, é utilizando shampoo, condicionar e água. Mas, em algumas ocasiões, devido a correria do dia a dia ou até mesmo a indisposição em dias frios, deixamos esse ritual de lado. Para esses casos, a indústria da beleza apostou no shampoo a seco. Já ouviu falar?

Você vai encontrar o produto disponível em spray. Ele contém amido de alumínio octenilsuccinato, que tem a capacidade de absorver a gordura encontrada no cabelo. Por isso, quando borrifado nas madeixas, ele absorve toda a oleosidade aparente, melhorando a aparência e o cheiro dos fios. Confira a seguir quando e como ele deve ser usado!

O Shampoo normal pode ser substituído pelo Shampoo a seco?

Não! O Shampoo a Seco é recomendado apenas como uma medida emergencial, como forma de melhorar a aparência dos fios nos dias em que falta tempo. Ele não faz uma limpeza eficiente do couro cabeludo como o shampoo normal, apenas reduz a oleosidade aparente. A não higienização correta dos cabelos pode causar coceira, irritação e até o aparecimento de fungos na região.

Aplicação

A forma correta de aplicar o produto, é disparar jatos curtos na direção da raiz, com uma distância entre 10 e 15 centímetros. Espere alguns minutos e escove bem o cabelo ou use uma toalha para remover a película branca que se forma na superfície.

Frequência de uso

Desde que as lavagens não sejam substituídas ou sejam detectadas alergias, você pode usar com a frequência desejada. O recomendado é que use apenas nos dias em que não vai lavar o cabelo. Uma observação importante: Não direcione o jato direto no couro cabeludo, ele pode entupir os poros, causando irritação.

Tipos de cabelo

Para quem pensa que esse é um produto destinado apenas para quem tem cabelo oleoso, está enganado. Quem tem cabelos mistos – raiz oleosa e ponta seca – também pode encontrar no shampoo a seco um grande aliado para equilibrar a oleosidade em todo o comprimento. De acordo com especialistas, não existe nenhuma contraindicação ou restrição para quem tem cabelos secos.

Quem tem caspa ou lesões no couro cabeludo pode usar?

Ele não é recomendado para quem está com lesões no couro cabeludo ou caspa. Se a pele do couro cabeludo não estiver saudável evite o uso para evitar irritações, principalmente quando há descamação ativa do couro cabeludo.

Shampoo ou Talco?

Ambos os produtos possuem a mesma função quando aplicado nos fios, no entanto, o shampoo, ao contrário do talco, deixa menos resídio e tem índice menor de causar alergias. As chances do talco obstruir os poros é muito maior, podendo até mesmo causar queda de cabelo. Além disso, o shampoo a seco pode ser usado também para encorpar o fio, deixando o cabelo mais volumoso.