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Dieta no Inverno: Confira alguns cuidados para não prejudicar sua saúde

Se tem uma coisa que não podemos negar é que o frio aumenta a nossa vontade de comer. Isso ocorre, pois com o tempo gelado e seco, o nosso organismo gasta cerca de 10% a mais de energia para produzir calor e manter a temperatura corporal. É por isso que o corpo demonstra mais sinais de fome. Para não prejudicar a saúde, é importante que alguns cuidados sejam tomados na hora de iniciar uma dieta.

Ao surgir aquela vontade de comer um prato bem quentinho e saboroso, ou até mesmo uma xícara de chocolate quente, acabamos deixando de lado saladas, legumes e frutas. Isso é uma coisa que não pode ocorrer, pois tirar esses alimentos do cardápio pode ter um impacto negativo na renovação celular do nosso corpo.

Outra coisa muito recorrente nessa época, que não podemos deixar acontecer é consumir pouca água. A hidratação é de extrema importância para garantir o funcionamento adequado do organismo. Por isso, vale a pena optar por chás – sem açúcar – que não engordam.

Em qualquer época do ano é possível manter o peso. Confira algumas dicas que devem ser mantidas:

  • Beba mais ou menos 2 litros de água por dia;
  • Aposte em verduras cozidas e refogadas;
  • Utilize temperos que aceleram o metabolismo, como pimenta, gengibre e canela;
  • Chás é uma boa opção para manter o corpo aquecido;
  • Fique de olho nos rótulos, evitando alimentos com gorduras trans e sódio;
  • Na hora da janta, escolha sopas não calóricas, mas que contenham carboidrato, proteína e verduras;
  • Substitua os queijos amarelos por queijos brancos light como: ricota, cream-cheese e cottage.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos proporcionando assim uma boa digestão.
  • Pratique atividade física para manter o funcionamento do organismo, além do gasto de energia, libera hormônios do bem estar, mantendo assim o estresse sobre controle.