Óculos não convencionais: saiba como usá-los
16 de agosto de 2018
Como hidratar a derme sem deixá-la oleosa
30 de agosto de 2018

O poder do Feng Shui

Todo ambiente frequentado por pessoas emana energias, sejam elas boas ou ruins. A harmonização do local, entretanto, vai depender dentre vários fatores da disposição de móveis e objetos, da cor das paredes, da localização dos cômodos, etc.

O estudo responsável por proporcionar harmonia e equilíbrio nos espaços é conhecido como Feng Shui. De origem chinesa, essa ciência milenar (com mais de 3.000 anos) analisa a influência da energia do ambiente nas pessoas e em diversas áreas de suas vidas.

Através do Baguá, mapa octogonal dos centros de energia da residência, o Feng Shui consegue identificar e trabalhar os pontos que precisam ser harmonizados.

 

Essa energia que circula pelo ambiente, chamada de chi, é diretamente afetada pela disposição dos móveis dentro de cada cômodo. Dessa forma, através da análise do Baguá, é possível alterar a decoração possibilitando que o chi circule livremente.

Para identificar os pontos de mudança necessários, é preciso aplicar o Baguá sobre a planta baixa da casa, partindo da porta de entrada. Cada área do mapa tem um significado diferente de acordo com seu elemento, sua cor e forma.

Algumas dicas básicas de decoração e práticas, de acordo com pensamento Feng Shui são:

  • Cultive um jardim: Jardins atraem boas energias, portanto, se possível plante um jardim. Caso o espaço não seja suficiente, colocar algumas plantas na área externa já é um bom começo.  
  • Coloque espelhos: Objetos que trazem boas energias e promovem a limpeza, os espelhos podem ser usados em diversos cômodos da casa, mas atenção: não os posicione de frente para a porta de entrada da residência.
  • Mantenha a porta do banheiro fechada: Por ser um cômodo de grande circulação de água, o banheiro é um dos grandes vilões do Feng Shui. Por isso, para manter a energia do restante da casa equilibrada, deixe a porta do banheiro sempre fechada.
  • Posicione o sofá na parede: Sofá encostados na parede transmitem segurança, proteção e estabilidade, além de fornecerem uma visão ampla do ambiente.
  • Livre-se da bagunça: Guardar objetos velhos, sem uso, ou quebrados prejudicam a harmonização do ambiente pois bloqueiam a circulação da energia. Objetos parados significam energia parada, então, se livre da bagunça. 

Com essas dicas você já pode começar a aplicar a filosofia Feng Shui e aprimorar a harmonização e circulação de boas energias em seu lar.