Três cuidados indispensáveis com o cabelo para quem pratica exercícios físicos
30 de julho de 2018
Veganismo: conheça quatro benefícios desse estilo de vida
2 de agosto de 2018

Sutiã certo para atividades físicas

Toda mulher que pratica atividades físicas conhece o desconforto causado pelo movimento constante dos seios. Seja durante uma leve caminhada, ou uma partida de basquete, as glândulas mamárias precisam de apoio e firmeza junto ao corpo.

Os seios femininos não possuem músculos, e sua estrutura de sustentação ocorre por meio de ligamentos que, se não forem preservados podem sofrer estiramentos que resultam na flacidez das mamas.

Dessa forma, ao praticar exercícios físicos, a mulher precisa se atentar ao tipo de vestimenta utilizada, pois um sutiã inadequado pode trazer muito mais do que o desconforto durante a atividade.

Tanto as mulheres de seios grandes quanto as de seios pequenos devem priorizar a sustentação na hora de praticar esportes, por isso, a melhor escolha para esses momentos é o top.

Com vários modelos e formatos que se adequam ao volume dos seios, os tops reduzem o atrito do exercício e impedem o movimento excessivo das mamas. Entretanto, a eficácia da peça só será aproveitada se a mulher escolher o tipo adequado para seu formato de corpo e para a atividade que irá desempenhar.

Veja agora algumas dicas de como escolher o top adequado.

Capacidade de sustentação
Leve: Tops de sustentação leve são indicados para exercícios como caminhada, ioga e pilates, atividades em que o controle dos seios é menor.   

Média: A sustentação média é indicada na realização de exercícios como andar de bicicleta e jogar tênis.  

Alta: A alta sustentação é ideal para atividades que envolvem saltos e movimentos súbitos como basquete, atletismo, equitação, boxe e muay thai.

Tamanho dos seios
Pequenos a médios: O tops mais indicados para mulheres que têm seios pequenos a médios são os de compressão. Vestidos pela cabeça, pois não possuem fecho nas costas, esse modelo é o mais comum. A função desse top é comprimir os seios contra o peito, evitando ao máximo sua movimentação.

Grandes: Para seios grandes indica-se o uso do top de encapsulamento. Modelo que possui uma espécie de cápsula individual para cada seio, esse top não comprime as duas mamas juntas contra o peito.

Médios a grandes: Com a função de encapsular os seios e segurá-los junto ao corpo, o modelo de top que mescla os dois citados acima, é ideal para seios médios a grandes.   

Agora que você já sabe como escolher o top ideal, seus exercícios serão muito mais prazerosos e eficientes. Mas atenção para a dica final: não esqueça de experimentar a peça na hora de comprar, pois nesses momentos o conforto é a palavra chave.