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Pele oleosa? Combata o brilho indesejado com esses quatro alimentos

Você acaba de lavar o rosto, a pele está limpa e macia, mas apenas algumas horas se passam e você já sente seu rosto oleoso e grudento, saiba que isso pode ser excesso de oleosidade, problema muito comum e que afeta milhares de mulheres.

Fatores genéticos e hormonais, além da exposição diária à poluição, fumaça, raios solares e demais partículas, contribuem para a produção excessiva de óleo na pele do rosto. Afetando principalmente a região da testa, do nariz e do queixo –chamada de área T–, a oleosidade em grande quantidade obstrui os poros e contribui para o aparecimento de cravos e espinhas.

Mas apesar da ação desses agentes externos e internos, uma alimentação inadequada também pode causar o excesso de produção de sebo. Alimentos ricos em gordura, açúcar e farinha branca devem ser evitados. Portanto, frituras, chocolates, carnes gordurosas, leites e derivados devem ser consumidos com moderação, em pequenas porções e, se possível, esporadicamente.

Para ter uma pele seca, ou pelo menos garantir uma redução na quantidade de óleo no rosto, basta apenas algumas mudanças na rotina alimentar. Deve- se incluir alimentos ricos em zinco, manganês e vitaminas A, C e E.

As propriedades antioxidantes das vitaminas protegem as células saudáveis do organismo e agem nas glândulas sebáceas, equilibrando a produção de sebo. Já o zinco age na queratina da pele, ajudando no controle da secreção do óleo. E a ação cicatrizante e anti-inflamatória do manganês ajuda a desinchar a pele, tratando de cravos e espinhas.

Confira a seguir alguns alimentos que possuem os nutrientes essenciais para garantir uma pele saudável e sem aquele brilho que tanto incomoda.

  • Cenoura: Vegetal rico em vitamina A, a cenoura ajuda a revitalizar a pele, possui ação antienvelhecimento e regula a produção de óleo pelas glândulas sebáceas;
  • Laranja: Conhecida pela grande quantidade de vitamina C, a laranja atua como antioxidante, além de fortalecer a imunidade e proteger a pele dos raios solares. Suas propriedades auxiliam na cicatrização de marcas deixadas por espinhas e cravos, inflamações muito comuns em peles oleosas;
  • Folhas verdes: A vitamina E das folhas verdes facilita a regeneração dos tecidos e atua regulando os hormônios e prevenindo a acne.
  • Cereais e grãos integrais: O zinco e o manganês presentes nesses alimentos controlam a quantidade de óleo na pele e possuem ação anti-inflamatória e cicatrizante, sendo ideais para combater espinhas e melhorar a aparência do rosto;

Agora que você já sabe quais alimentos são benéficos para bem estar e aparência da pele, que tal incorporá-los na sua rotina e levar uma vida mais natural e saudável? Seu corpo irá agradecer e retribuir as mudanças.