As peças da primavera
26 de setembro de 2017
Outubro Rosa: o que é e qual a importância desse movimento
9 de outubro de 2017

Não erre na decoração de imoveis pequenos

Mais de 70% dos imóveis vendidos até o ano passado em Sorocaba (SP), são imóveis pequenos que cariam de 46 a 65 m², com até dois quatros. Os dados são de uma pesquisa desenvolvida pelo Sindicato da Habitação dos Estados de São Paulo.

O crescimento nesse setor impulsiona o segmento de decoração e utilidades domésticas.  “As pessoas se baseiam muito pelo imóvel decorado das construtoras e por referências na internet, mas na prática não funciona”, explica Manoela Lustosa, que é arquiteta e especialista em design de interiores.

De acordo com a arquiteta as decorações apresentadas pelas construtora não são projetados pensando nas necessidades da pessoas que irão morar no espaço, e sim no design. Nesse cenário, o mercado de decoração de adapta ao cliente.  “Com o projeto conseguimos planejar conforme as necessidades e aproveitando ao máximo o espaço, além de fazer uma composição baseada na parte financeira, pois não basta projetar se o cliente não irá conseguir executar porque o dinheiro acabou”, ressalta.

Separamos algumas dicas para quem quer decorar o seu imóvel sem cometer erros:

  • É preciso ter uma boa iluminação, pois ao iluminar estantes que tenham portar de vidros podem diminuir as sombras e ampliar o seu espaço.
  • Invista nos espelhos como ampliadores de espaço
  • Planeje bem o interior dos armários para economizar espaço e diminuir a bagunça dos ambientes.
  • Escolha com cuidado as cores para compor o espaço, e invista em um mix de textura na mobília e enfeites. Lembre-se que os tons claros dão sensação de amplitude. Tons claros melhoram a sensação de amplitude.
  • Escolha uma mobília compatível com o tamanho adequado para o espaço, pois móveis muito grandes podem dificultar a circulação das pessoas.